sábado, 8 de agosto de 2009

Pizza

- A Marta nos chamou pra almoçar na casa dela, a Carol me ligou antes... - ela falava olhando para o guarda-roupas.
- Eu acho que vou pra casa - eu olhava para ela.
- Não... Quer dizer, a Carol queria que todos estivessem juntos.
- Quem mais vai?
- Ah, não sei. O Luiz, os meninos, ela disse pra você chamar a Déia e a Renata também - fora para frente do guarda-roupas abrindo as portas em busca de alguma coisa com os olhos.
- Não sei, estou meio cansada, tenho umas coisas pra fazer ainda, semana que vem tenho que entregar um relatório ainda.
Preferia que não tivesse sonhado nada.
- Bom, você quem sabe... Acho que ela ficaria feliz se você fosse ela parecia bem animada.
- Se todo mundo vai eu não vou fazer falta - sorri sem graça.
- Claro que vai - disse muito rápido, talvez mais rápido do que pode refletir.
Sentei na cama ainda com os olhos sobre ela. Queria dizer alguma coisa, nem que fosse desculpa. Mas seria um pedido de desculpas pelo que? Ela que deveria me explicar alguma coisa, não eu.
- Vai você lá, eu sinceramente prefiro ir pra casa.
- Por quê? - não olhava pra mim.
- Porque tenho outras coisas pra fazer.
- Que coisas?
- Estudar.
- Até parece...
- Olha pra mim - falei segurando sua mão.
- To olhando - virou-se.
- Nós somos amigas.
- Eu sei.
Concordei com a cabeça.
- Vô pra casa.
Me levantei.
- Por favor, vai lá com a gente.
- Pra que?
- Porque elas são tuas amigas, a Carol ta toda animada, só Deus sabe o quanto ela sofreu por causa da Maria. Acho que é importante a gente dar apoio a ela.
Seu celular tocou. Rapidamente ela atendeu.
- Que bom que você ligou a Manu não ta querendo ir, diz que vai estudar, vê se pode. Sim eu sei, peraí - virou-se para mim - ela quer falar com você - me entregou seu celular.
- Oi.
- Cara, claro que você vem almoçar com a gente, Marta me ensinou a fazer pizza.
Pouts, pizza de novo não, pensei cansada.
- Ah que legal Carol.
- Sim é muito legal, eu que fiz, queria que vocês experimentassem.
- É que to um pouco cansada, sério... Acho que é tpm - inventei.
- Ah pára Manu, que frescura é essa? É por causa da Marta né?
- O que? Não! - ri.
- Ah, pode parar, é por causa dela né? Você queria ter ficado com ela e eu fiquei, e eu que te apresentei né?! Sacanagem minha, poxa Manu desculpa.
- Não fala besteira - interrompi.
- Tem certeza?
- Claro que não é por causa da Marta – sorri de sua ingenuidade.
- Então é por causa de quem?
- Quem disse que era por causa de alguém que eu não vou? - nesse momento Yumi virou-se novamente para mim, mas disfarçou indo pegar um casaco sobre a cadeira em frente ao computador.
- Então é por causa do que?
- Porque tenho que estudar.
- Ai que mania que vocês têm de estudar quando começa a faculdade, é só um almoço tá? Não vamos ficar até amanhã aqui, é só almoçar daí eu mesma te levo em casa, fechado?
- Fechado - não resistia à simpatia de Carol.
- Chama as meninas também, beijos.
- Tchau - falei ficando um pouco mais animada, mas não o suficiente para deixar de me sentir extremamente constrangida por aquela situação. Há poucos minutos atrás tudo aquilo estava acontecendo com Yumi e agora parecia que nada havia acontecido. Aquilo me irritava, me lembrava nos tempos em que Patrícia e eu queríamos ficar a sós e não conseguíamos por que sempre havia alguém para nos atrapalhar. Me irritava tantas coisas para acontecer mas que nunca chegavam de fato a existir. Me irritava mais ainda a displicência de Yumi que fazia de conta que realmente tudo era só coisa da minha cabeça. Como se eu fosse uma qualquer.
- Então você vai?
- Vou né, fazer o que?
Entramos no carro em silêncio indo em direção ao apartamento das meninas. Elas já nos esperavam na frente, Déia muito animada como sempre, Renata com cara de sono. O restante do caminho foi em silêncio, tirando alguns comentários de Déia sobre as roupas das pessoas pela rua, de como o dia estava agradável, de como o mundo era bonito.
- O que você fez ontem Déia?
- Por quê?
- Porque você ta toda feliz?!
- Minha noite foi maravilhosa!
- Conta.
- Ah...
Renata fez um muxoxo.
- Ela se encontrou com a Micheli.
- Aff... Só o que me faltava vocês começarem a namorar agora.
Ela ficou em silêncio.
- Não acredito que vocês estão namorando!
Renata e Déia riram juntas.
- Sério?
- Claro que não! - falou me deixando aliviada.
- Ah, já pensei que havia perdido mais uma amiga para o namoro.
- Jamais.
- E porque você ta assim radiante?
- Porque a gente conversou sobre isso, e eu deixei bem claro que a gente não está e nem estará juntas.
- Nossa!
- E ela concordou feliz, porque achava que eu pensava que a gente tava namorando.
- Que confusão.
- Confusão não, tudo fica mais fácil quando a gente conversa. Ainda mais quando se tem duas meninas - sorria de orelha a orelha.
- Fico feliz por você.
- E vocês o que fizeram ontem?
Instintivamente Yumi e eu nos olhamos demoradamente. Déia nos olhou quieta. Renata cochilava no banco de trás. Permaneceu tudo como antes, no mais absoluto silêncio.

Nenhum comentário: